Pular para o conteúdo

Zilda Souza

EMPATIA – uma joia que não foi descoberta

Você sabe o que significa empatia?

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

É uma habilidade muito importante, quer seja no seio familiar, social  ou profissional.

Se as pessoas conseguissem exercer a empatia em seu dia a dia, com certeza muitas coisas seriam diferentes, pois, quando você se coloca no lugar do outro, percebe e entende melhor como este pode estar se sentindo frente a uma determinada situação, dificuldade, ou momento.

Ao conseguir perceber isso, talvez consiga fazer a este o que gostaria que este fizesse a você, caso estivesse no lugar dele.

Essa atitude minimizaria em muito as desilusões que as pessoas sentem umas com as outras; em se tratando da ambiência organizacional, um colega poderia tornar-se mais companheiro, despertar o espírito de equipe e assim maior comprometimento; um líder tornar-se menos autoritário; um gestor mais eficiente, com atitudes mais assertivas frente à resolução de conflitos e problemas.

A empatia é um ingrediente fundamental  dentro das organizações, pena que poucos a possui.

É uma joia rara que infelizmente ainda não foi descoberta por certas pessoas e, portanto, para estes seu valor é desconhecido.

Donos da razão

Por vezes, muitos na empresa se nomeiam donos da razão e tapam os ouvidos para ouvir, os olhos para enxergar até mesmo as coisas óbvias, porque desejam e necessitam estar sempre com a razão.

Querer ser sempre o dono da razão traduz arrogância e isso acaba sendo tão constante, que se torna um comportamento padrão e muitas vezes despercebido pela pessoa, a qual não se dando conta disso, acaba se prendendo em seu mundinho egoísta onde ser contrariado é inadmissível!

Tudo o que é do outro acaba não sendo importante, enquanto que as suas necessidades são sempre prioridades.

Uma pitada de bom senso e empatia nestes casos faria toda diferença!

A verdade é que arrogância não combina com empatia!

É preciso despertar essa habilidade nas pessoas dentro da empresa e um bom começo é a conscientização.

Começar a falar sobre empatia ao incluí-la nos temas de treinamentos, palestras, reuniões, mostrando sua importância e as vantagens em desenvolvê-la e aplica-la, mostrar que junto com a empatia está o bom senso e, principalmente, o respeito ao próximo.

É um exercício difícil, mas o retorno é imenso!

Algumas pessoas costumam julgar, depreciar, criticar, acusar o outro, justamente por não conseguir desfrutar da empatia, mas, quando se consegue, tudo se torna melhor, o relacionamento se solidifica, flui, ocorre uma troca muitas vezes de parceria, cumplicidade, respeito o que torna o relacionamento muito mais efetivo.

Toda a ação tem uma reação, todo comportamento e atitudes têm seus reflexos, que podem ser bons ou não, é como um bate-volta.

Praticar a empatia abre portas, faz refletir, proporciona um ambiente mais saudável e agradável para se trabalhar e nos torna pessoas melhores, mais humanas.

Pense nisso, inclua em sua agenda diária e pratique. Com certeza, o retorno será muito maior do que possa imaginar!

Gostou? Curte, comente, compartilhe. Isso me incentiva a escrever cada vez

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *